Dobram as expulsões de PMs envolvidos em delitos
Corporação avalia que maior controle sobre eventuais desvios de policiais explica aumento de punições
Dobram as expulsões de PMs envolvidos em delitos
A Brigada Militar expulsou de seus quartéis, em 2010, 72 PMs – 71 soldados e sargentos e um oficial – envolvidos em crimes, contravenções e atos de indisciplina. É mais do que o dobro dos excluídos no ano passado, o maior número desde 2007.
A evolução dos números permite duas interpretações que podem estar ou não relacionadas entre si: cresce o contigente de policiais que se tornam bandidos e indisciplinados ou a BM está mais rigorosa na punição de seus integrantes.
Na semana passada, a prisão preventiva de sete PMs – praças do 11º e do 19º batalhões de Polícia Militar na Capital – por envolvimento com a exploração de máquinas de caça-níqueis, reveladas por reportagem da RBS TV, suscita suspeitas de envolvimento mais intenso de policiais com criminosos e contraventores.
Mas a cúpula da BM credita como razão principal para o incremento da exclusões o aperto nos sistemas de controle sobre a tropa. E justifica sua posição com dados estatísticos – enquanto aumentam as expulsões diminuem o volume de inquéritos e de sindicâncias instauradas contra PMs (veja quadro).
Os números, conforme o corregedor-geral da BM, coronel Manoel Vicente Ilha Bragança, são reflexo da melhoria da investigação e da postura, determinada pelo comando-geral, de aumentar a fiscalização interna.
– Os dados comprovam o aprimoramento do trabalho correcional. Estamos atuando mais na prevenção, nos antecipando para evitar fatos delituosos. A qualificação dos inquéritos e das sindicâncias aumentou. Nossa missão é depurar, zelar pela disciplina, custe o que custar – garante o corregedor.
Brigada criou corregedoria itinerante para visitar quartéis
O oficial lembra que, em junho, ao assumir o setor, criou a corregedoria itinerante, indo pessoalmente em quartéis da BM – já ocorreram seis visitas, entre elas a unidades na Serra, nos vales do Sinos, do Rio Pardo, do Taquari, e reuniões com os comandos da Capital e da Região Metropolitana – levando orientações para prevenção de delitos por parte de PMs.
– Até o final do ano terei me encontrado com 323 oficiais para conversas olho no olho – destaca.
O corregedor-geral também ressalta a implantação de novos mecanismos de controle projetados para 2011, que vão apertar ainda mais o cerco para evitar desvios de conduta na corporação.
Se o projeto for aprovado pelo comando-geral, a Corregedoria terá uma seção de averiguação, composta por oito PMs – entre oficiais e praças – que inspecionarão 120 quartéis por ano.
A DEPURAÇÃO NA BM
Nenhum comentário:
Postar um comentário