PARTICIPE DE UM DESTES CURSOS - FAÇA JA SUA INSCRIÇÃO

sábado, 13 de novembro de 2010

BRIGADA MILITAR DO RS TEM A LEGIÃO DA RESERVA ALTIVA DEVIDAMENTE CONSTITUIDA



   LEGIÃO DA RESERVA ALTIVA DA BRIGADA MILITAR



Resgate da história
E-mail: labm@labm.org.br

10/11/2010
HOMENAGEM AO PATRONO DA BRIGADA MILITAR.

Ampliar imagem Fazendo reviver a tradicional cerimônia da Brigada Militar ao seu patrono Cel Affonso Emílio Massot, com o apoio do Museu da Brigada Militar, uniram-se Legião da Reserva Altiva e Associação Amigos do Museu da Brigada Militar e em 22 de outubro realizaram tocante cerimônia, frente a seu túmulo no Cemitério da Santa Casa.
Sempre contando com o prestigioso apoio da IBCM, instituição que leva o nome de nosso patrono, a cerimônia constou com a presença de vários Legionários e da Brigada.
O ato desenrolou-se através da colocação de Palmas de Flores ofertadas pela Legião Altiva e pela IBCM, tendo o Cel Paulo Eloir Bortoluzzi em nome da Legião feito o pronunciamento oficial e o Diretor Financeiro Solon Andrade de Araújo Sobrinho em nome da IBCM.

O Coronel Massot nasceu em Pelotas, em 16 de outubro de 1865. Durante a Revolução Federalista, de 1893 a 1895, assumiu o Comando do 2º Bataçlhão de Reserva, no posto de Capitão.Em agosto de 1894,o Governo da União concedeu-lhe honras de Ten Cel do Exército, nesse mesmo ano passou a integrar o Quadro Efetivo da Brigada Militar, assumindo o Comando do 2º Batalhão de Infantaria. Comandou a Coluna Expedicionária da Brigada durante a Campanha do Contestado. Em 1915 assumiu interinamente o Comando Geral até 18 de maio de 1917, quando foi promovido a Coronel asumindo o Comando efetivamente, durante seu período de Comando promoveu intensa atividade de reorganização da Brigada e ingressou na Maçonaria onde galgou diversas posições de destaque.
Faleceu em 21 de outubro de 1925, em sua residência na Avenida Getúlio Vargas, prédio que existe até hoje e onde se encontra o Programa Sopa dos Pobres.
Foi nomeado Patrono da Brigada Militar em 20 de outubro de 1953, pelo Decreto Estadual nº 4221.

Nenhum comentário:

Postar um comentário