PARTICIPE DE UM DESTES CURSOS - FAÇA JA SUA INSCRIÇÃO

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ALUNOS LEVARAM ARTE AO RIO VACACAI, EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE





19/11/2010 | N° 2664 SÃO GABRIEL
Em defesa do meio ambiente
Alunos levaram arte ao Rio Vacacaí Nove esculturas, de 2m50cm cada, enfeitaram o cenário das margens do Rio Vacacaí, em São Gabriel, na manhã de ontem. Os objetos foram levados pelos alunos de cinco escolas da cidade que, acompanhados de professores, fizeram uma intervenção artística em prol do ambiente. O idealizador da ação, o professor de educação artística da Escola Estadual de Ensino Médio 15 de Novembro, Ricardo Cocco, salienta que o projeto Vacacaí: em Defesa da Preservação Ambiental é uma forma de alertar a sociedade para o problema da poluição.

– Os guardiões das águas do rio (esculturas) fazem parte do nosso projeto ambiental em defesa da manutenção do rio despoluído. A luta dos guardiões é essa – explica.

As esculturas foram feitas com cerca de 1,8 mil caixas de leite pelos alunos da 15 de Novembro e do Colégio Tiradentes, da Brigada Militar. Como as caixinhas foram coladas ao contrário, passavam a impressão de que o material era de metal.

A estudante do 2º ano da 15 de Novembro Déborah Ferreira, 16 anos, conta que, desde o início do ano, os alunos da escola se mobilizam para colocar o projeto em prática. Para a estudante, o esforço em defesa da natureza valeu a pena.

– Todo o colégio colaborou com caixas de leite. Fizemos essa ação para tentar conscientizar as pessoas. Todo mundo gostou de participar – comemora Déborah.

A professora de geografia da 15 de Novembro Cristina Braga vê o projeto multidisciplinar como uma forma positiva de integrar escolas, comunidades e órgãos públicos em busca de qualidade de vida.

– O meio ambiente é muito importante para os jovens, pois eles devem saber que os rios e suas nascentes são fundamentais para conservar nossa cidade. Ainda mais agora, que o rio está cheio, e os alunos puderam ver o deslocamento do lixo – diz.

Cerca de 700 pessoas participaram da ação, entre elas policiais da Brigada Militar, militares do Exército e bombeiros da equipe de Busca e Salvamento de São Gabriel. Depois das quatro horas de atividades, os bonecos foram levados de volta para a escola 15 de Novembro.



Multimídia Guardiões feitos de caixinhas de leite simbolizam uma forma de alertar para os cuidados com o rio anterior lista | imprimir | enviar | letra A -| A + próxima
DIÁRIO DE STA MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário