PARTICIPE DE UM DESTES CURSOS - FAÇA JA SUA INSCRIÇÃO

quinta-feira, 30 de julho de 2009

BRIGADA MILITAR DO RG SUL AMIGA DA AMAMENTAÇÃO

Brigada Militar amiga da Amamentação
Veja o Folder
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada ano, um milhão e meio de mortes poderiam ser evitadas com a prática do Aleitamento Materno.
Crianças em aleitamento materno exclusivo sofrem pelo menos duas vezes e meio menos episódios de doenças do que crianças que tomam leite não materno.
O que é uma Instituição Amiga da Amamentação?
É uma entidade diferenciada que apóia e incentiva o aleitamento materno. Oferecendo condições para continuidade do aleitamento quando a mãe retornar as suas funções após o nascimento do bebê; garantindo os direitos trabalhistas, incluindo aí a licença maternidade materna e paterna e pausa para amamentação.
Vantagens para os Bebês:
Manutenção do aleitamento materno após a volta da mãe ao trabalho garantido todas as vantagens que a amamentação possui. Contribuindo para a diminuir o índice de doenças respiratórias, diarréias, alergias e outros problemas comuns da criança.
Vantagens para a Mãe:
Tranqüilidade, sentindo-se apoiada num período emocional delicado, devido à necessidade de ter que se ausentar para trabalhar e poder continuar a amamentar.
Vantagens para BM
Mulheres em melhores condições físicas e psíquicas para a execução do trabalho. Crianças mais saudáveis, com a proteção que o leite materno oferece, conseqüentemente diminuição das faltas das mães ao trabalho por motivo de doenças dos bebês.
Plano de Ação:
Agendar um calendário de consultas/palestras com as gestantes e mães que retornam ao trabalho após a licença maternidade para orientações e formação de um grupo de apoio na Policlínica Odontológica Central.
Preparar um local adequado e seguro, nas unidades, onde as mães possam amamentar ou retirar seu leite e armazena-lo até o final do expediente.
Estabelecer um canal de comunicação entre os superiores e o corpo feminino para que o plano de ação seja compreendido e aceito por todos. Fazer palestras sobre a importância e vantagens do aleitamento materno.
Resolver questões práticas como horários para pausa da amamentação e/ou ordenha. Observar os resultados e medir as reações, ficando atenta às dificuldades que possam surgir e buscar medidas imediatas que possam resolvê-la.
Execução e Publicidade
Pôr em prática e assumir o compromisso permanente da Brigada Militar em ser uma instituição que dá apoio e incentivo ao Aleitamento Materno.
A BM poderá gozar de todos os benefícios deste pequeno passo para tornar-se uma instituição com consciência social e imagem positiva e moderna.
Razões para Amamentar
- É o leite da espécie;
- Contém todos os nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento da criança;
- Poder de imunização;
- Melhor desenvolvimento mental, intelectual, equilíbrio emocional, afeto, segurança, maior proximidade com a mãe...;
- Melhor desenvolvimento dento-facial;
- Mastigação futura mais eficiente;
- Ecológicas, não necessita embalagens;
- Econômicas, não custa nada (lata de leite R$15,00);
- Práticas, já sai na temperatura e quantidade adequadas;
- Menor incidência de diarréias, alergias, doenças respiratórias, otites, sinusites, renites, etc...;
- Prevenção da Síndrome do Respirador Bucal;
- Prevenção de hábitos Bucais deletérios;
- Mães que amamentam por logo período tem menos chance de depressão e obesidade pós parto;
- Crianças mais inteligentes (segundo estudos na Inglaterra)
Veja os problemas mais comuns na Lactação
Retirado do SITE da Brigada Militar do RG SUL
lcbergenthal@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário