PARTICIPE DE UM DESTES CURSOS - FAÇA JA SUA INSCRIÇÃO

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

RESUMO DO DOCUMENTÁRIO A BRIGADA MILITAR EM SÃO GABRIEL

Brigada Militar celebra aniversário hoje
Uma das corporações de segurança pública mais prestigiada do Brasil completará 117 anos de presença no dia 15 de outubro. Nesta mesma data, no ano de 1892, o então presidente do Estado (cargo equivalente ao governador dos dias de hoje), o gabrielense Fernando Abbott, publicava o ato 357, criando a Brigada Militar do RS, no lugar da antiga Guarda Cívica ou Corpo Policial. Oficialmente, a corporação considera ter 168 anos de existência por somar também o tempo da chamada Guarda Cívica, instituída por volta de 12 de julho de 1849. No entanto, somente a partir do decreto de Fernando Abbott, o corpo policial do Estado teria as características de uma verdadeira polícia militar.
A rica história desta corporação está sendo contada no documentário "A Brigada Militar em São Gabriel", redigido pelo subtenente Luiz Carlos Bergenthal, ex-comandante do Esquadrão da BM no município e oficial da reserva remunerada da corporação. Filho, neto e genro de brigadianos, Bergenthal não esconde o apreço pela Brigada Militar, e narra episódios com rico detalhamento histórico, desde o primeiro aquartelamento da corporação na cidade, no atual prédio do INSS junto à praça Camilo Mércio, de 1934 a 1954, até os dias de hoje, passando por fatos históricos como as lutas de patrulhas da brigada contra os legendários bandoleiros Tarquínio Cardoso e Aldo Locatelli nos anos 50, os 45 dias de prontidão durante o golpe de 1964, a prisão dos "Irmãos Colombo" – primeiros traficantes de drogas de São Gabriel – em 1966, e mais recentemente, em 1991, a prisão de Melara, fugitivo da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, na época o criminoso mais procurado do Rio Grande do Sul.
O documentário também analisa a nova configuração dos dias atuais, com a atuação da Brigada Militar, sempre polêmica, nos conflitos agrários envolvendo MST e produtores rurais. Do alto da experiência de quem dedicou sua vida à corporação, Bergenthal faz uma veemente defesa da Brigada contra as críticas que sofre: "Como o brasileiro tem memória curta, fiz uma pequena pesquisa de forma a preservar para as gerações futuras os importantes feitos da Brigada na história de nossa comunidade", assinalou.
Postado por Cenário de Notícias às 10:05 Links para esta postagem
CENÁRIO DE NOTICIAS - Nosso Parceiro.
lcbergenthal@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário