PARTICIPE DE UM DESTES CURSOS - FAÇA JA SUA INSCRIÇÃO

sábado, 6 de agosto de 2011

FORMATURA DO PROERD EM SÃO GABRIEL






ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
BRIGADA MILITAR – CRPO/FO
2º RPMON – 4º ESQUADRÃO
SÃO GABRIEL

FORMATURA PROERD



No dia 05 de Agosto de 2011 na Escola Dr Pery da Cunha Gonçalves, juntamente com autoridades e convidados ocorreu a formatura das turmas do 1° semestre das Escolas Dr Pery da Cunha Gonçalves, Escola Brandina Melo e Escola Telmo Borba de Menezes, do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), atingindo um total de 112 crianças.

O PROERD chegou ao Brasil em 1992 através da Polícia Militar do Estado Rio de Janeiro sendo extinto em 1995 e em São Paulo chegou em 1993. Em 1998 o Programa foi revigorado e irradiado para os demais Estados da Federação. Desde então, a Brigada Militar vem desenvolvendo este programa de prevenção à violência e as drogas nas escolas do Estado, através de Policiais Militares voluntários.
O PROERD é aplicado em parceria nas escolas e é direcionado para crianças de 9 a 12 anos. As lições são desenvolvidas em sala de aula, por um Policial Militar com o acompanhamento e auxílio do professor.
O objetivo é desenvolver na criança capacidades sociais e habilidades que possibilitem a compreensão dos perigos e de como se manterem afastadas das substâncias psicoativas e da violência.
O conteúdo do Programa é composto de 10 lições abordando temas como:
- Segurança pessoal;
- Maneiras de dizer não as ofertas de drogas;
- Abuso e uso das drogas;
- Auto-estima;
- Influência dos meios de comunicação;
- Alternativas para não usar drogas;
- Pressão dos companheiros;
- Conseqüências do uso das drogas lícitas e ilícitas (principalmente o álcool e o cigarro);
- Noções de cidadania;
- Maneiras de se lidar com as tensões do dia a dia e
- Formas de evitar a violência.

Durante 10 (dez) semanas, com 1 aula ministrada por semana, ao longo de um semestre letivo, o Instrutor Sgt Carlos Ivan, auxiliado pela Cartilha PROERD, contou com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das idéias do programa para as demais salas de aula e dos pais que alavancam o Programa na família.
Nessa ocasião, houve a entrega de um Certificado, através do qual a criança se compromete a ficar longe das drogas. É o coroamento da parceria entre a Escola, Polícia Militar e Família.




__________________________________________
ANIBAL MENEZES DA SILVEIRA – Cap QOEM
Cmt do 4º/2º RPMon




4º Esquadrão
Av. Francisco Chagas, 1310, SG
Fone: (55) 3232 5399 – Fax: (55) 3237 1025
e-mail: opmsgb@brigadamilitar.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário