PARTICIPE DE UM DESTES CURSOS - FAÇA JA SUA INSCRIÇÃO

quarta-feira, 14 de julho de 2010

OLHA AI, DIA 16 DO CORRENTE ESTARÁ NA ACAS BM PARTE DA TARDE O ADVOGADO MIGUEL ARCANJO- COMPAREÇA, MAIS UMA AÇÃO JUDICIAL

segunda-feira, 12 de julho de 2010
DECISÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE PIS E COFINS
13/05/2010 - 15h57

É Ilegítimo repassar PIS e Cofins ao consumidor de energia elétrica
A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é firme: é ilegítima a inclusão dos valores relativos ao PIS e à Cofins nas faturas telefônicas. Em decisão recente, o ministro Herman Benjamin estendeu esse entendimento às faturas de energia elétrica.

Para o ministro, o entendimento deve ser aplicado por analogia, sendo ilegal, portanto, a transferência do ônus financeiro relativo a ambos os tributos ao consumidor final do serviço de fornecimento de energia elétrica.

A questão foi discutida no recurso de um consumidor gaúcho contra a Rio Grande Energia S.A. A Justiça do Rio Grande do Sul concluiu que a carga tributária poderia ser usada pela concessionária na composição da tarifa.

Ao apreciar o recurso, concluindo pela impossibilidade de inclusão desses valores, Herman Benjamin considerou o fato de a própria Justiça de origem se referir no acórdão a “serviço público de telecomunicações ou fornecimento de energia elétrica”.


Coordenadoria de Editoria e Imprensa

blog :STJ
Postado por Osnar Leivas às 19:38 0 comentários Links para esta postagem
AGRADEÇEMOS AO COLEGA E COLABORADOR TEN RR OSNAR LEIVAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário