PARTICIPE DE UM DESTES CURSOS - FAÇA JA SUA INSCRIÇÃO

domingo, 12 de abril de 2009

O GOLPE DO FALSO SEQUESTRO - DIVULGUEM

solidariedade
Repasse a alguém conselhos sobre o golpe do falso sequestro
O crime do falso sequestro, também conhecido como disque-extorsão ou extorsão por telefone, já foi tema de reportagens de capa de revistas de grande circulação, manchetes de jornal e até de relato de correspondentes da BBC na América Latina. Já houve vítimas que morreram de infarto, durante um telefonema cruel desses. Mas, infelizmente, ainda tem gente - sobretudo idosa - que continua caindo nesse golpe.
Este blog já publicou uma quantidade enorme de posts alertando para o problema (veja um deles aqui). A Polícia Civil do Rio tinha em seu site uma cartilha especial feita pelo ex-chefe, delegado Ricardo Hallack, que depois foi preso acusado de participar da quadrilha de outro ex-chefe, Álvaro Lins. E até o ex-blog do ex-prefeito Cesar Maia também tirou do ar um manual detalhado para lidar com esse tipo de crime.
Nessa sexta-feira, uma moradora de Botafogo, de 78 anos, passou quase oito horas sendo "torturada" ao telefone, acreditando que sua sobrinha-neta tinha sido sequestrada. Felizmente, ela recebeu ajuda da polícia que conseguiu prender o casal de falsos sequestradores (saiba mais no site do GLOBO).
Por isso mesmo, como este blog é pior do que martelo em casa de carpinteiro, volto a lembrar três dicas preciosas dadas pelo pesquisador José Vicente, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que são práticas e rápidas:
1) Desligar o telefone e não dar conversa aos supostos seqüestradores. 2) Dizer que quer falar com o filho ou o suposto sequestrado, dando a ele um nome falso. Se os interlocutores não retrucarem o nome, caíram na armadilha e está confirmado que estão mentindo.3) Pedir aos supostos sequestradores uma informação como o aniversário do amigo ou parente sequestrado, por exemplo. Acrescento outras sugestões para se lidar com o problema: não se fornecer qualquer informação a estranhos sobre você ou integrantes de sua família; impedir que empregados façam o mesmo e que crianças atendam o telefone em casa. Dito isto, vou fazer um apelo para que você envie esse post para algum amigo seu, sobretudo idosos. Gostaria muito, sinceramente, de ver esse post na lista dos mais enviados do site do GLOBO, como aconteceu na época dos mapas de crime.
A informação ainda é a maior arma na luta contra o crime.
Repórter de Crime. Desabafe, Denuncie, Indigne-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário