PARTICIPE DE UM DESTES CURSOS - FAÇA JA SUA INSCRIÇÃO

terça-feira, 17 de março de 2009

PLANO DE COMBATE AO ABIGEATO É DESCUTIDO NA CIDADE DE BAGÉ - RGSUL

10/03/2009 - 17:31hPlano é definido para combater roubo de gado no Rio Grande do Sul
Brasília, 10/03/09 (MJ) – Representantes do Ministério da Justiça estiveram reunidos nos últimos dias, em Bagé, com prefeitos e pecuaristas de 42 municípios do Rio Grande do Sul, a fim de discutir soluções para o roubo de gado no estado, conhecido como abigeato. Ficou decido pela elaboração de um plano conjunto de ações envolvendo segurança e saúde públicas.
Em 30 dias um novo encontro em Bagé divulgará detalhes do o plano, que numa primeira etapa prevê a interação entre as três esferas do poder (união, estados e municípios) e depois a inclusão das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Receita Federal e órgãos de fiscalização sanitária. “A idéia não surtirá efeito se não houver a desarticulação dos pontos de abate e de venda clandestinos, além da prisão dos responsáveis”, explicou o secretário-executivo, Luiz Paulo Barreto.
Segundo Barreto o abgeato era praticado de maneira esporádica, mas devido ao baixo risco e alta lucratividade, ele vem se aperfeiçoando. Hoje, já tem sido operado por bandidos organizados e está associado a outros delitos, como invasão de propriedades (roubo de tratores, armas e defensivos agrícolas), lavagem de dinheiro, ameaças e homicídios.
O Ministério da Justiça se comprometeu a financiar a infra-estrutura necessária para uma delegacia regional especializada na investigação de crimes no campo, incluindo a compra de equipamentos, viaturas e capacitação de profissionais. “Não vamos ficar no discurso. Não faltarão recursos para o combate ao abigeato; e não descarto a possibilidade da compra de um helicóptero para operar na região”, informou o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. É chamada de “Pronasci Abigeato”.
Retirado SITE - Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário