PARTICIPE DE UM DESTES CURSOS - FAÇA JA SUA INSCRIÇÃO

sexta-feira, 4 de junho de 2010

3º EDIÇÃO DO FORUM SOCIAL COMUNITÁRIO - DIA 29 MAIO 2010

Jornalista Cleber Giovani - Participante
Presidente Luiz André Lopes Lemes - Participante
Com o tema “Uma outra São Gabriel é possível!”, foi realizado no sábado, 29 de maio, a 3ª Edição do Forum Social Comunitário. Conforme a coordenação, dirigida pelo presidente do Bairro Novo Horizonte, Honorival Saldanha da Silva, o evento superou parte do programado. “Tivemos alguns problemas como: a chuva que atrapalhou a presença em massa da população e dois palestrantes de fora que não conseguiram chegar a tempo” disse.
O Forum Social Comunitário teve diversos assuntos em pauta, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Comunicação Social, Economia e Geração de Empregos, Segurança e Entorpecentes e além de apresentar diversos problemas, teve como ponto alto, apresentar algumas alternativas e soluções às autoridades. “Nosso evento não visou criticar por criticar, apenas apresentamos os pontos problemáticos da cidade”, disse Cleber Giovane Silveira que presidiu a mesa dos trabalhos.
A primeira palestra foi proferida pelo presidente do Sindilojas, Aljaci Leojani Domingues Britto, no qual abordou o assunto Economia e Geração de Empregos, aonde discorreu sobre a realidade socioeconômica de São Gabriel. Britto salientou, em sua palestra, a força do comércio de bens e serviços na economia local. “O setor de comércio e serviços representa 63,03% do produto interno bruto de São Gabriel, e responde por mais de 55% dos empregos, segundo as estatísticas mais atualizadas da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul”, destacou o líder classista. Na seqüência palestrou o professor da Unipampa, Dr. Hamilton Luiz Munari Vogel, no tema Meio Ambiente, aprensentando um material com fotos da população residente em áreas de risco como encostas além da degradação do Vacacai que sustenta a cidade com água tratada pela Corsan. Logo em seguida o mestre em Educação e pró-reitor da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), José Rudnei de Oliveira, abordou as necessidades para a cidade avançar na educação. “Vamos integrar, montar centros comunitários nos bairros com aulas de reforço escolar, capoeira, danças, recreação, até mesmo com uma sala de cinema”. Já o presidente da Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul Miguel Luz, mostrou o quanto é importante a relação das lideranças comunitárias com os órgãos de imprensa na cidade. “Essa integração Liderança Comunitária / Imprensa, faz chegar os problemas de cada bairro, cada rua, não em forma de crítica, mas como contribuição através das páginas dos jornais ou até mesmo pelo rádio às autoridades competentes, aprensentando os problemas e buscando soluções”, defendeu Miguel Luz. Na questão Saúde, a palestra foi proferida pelo secretário de Saúde de Rosário do Sul, Luiz Antonello, que disse enfrentar os mesmos problemas na sua cidade quanto a contratação de médicos especialistas. “Fizemos um concurso com seis vagas de médico e salário de R$ 6mil mensais, apareceram apenas dois, tivemos que correr para contratar e só conseguimos mais dois”, disse ressaltando que é difícil os médicos com especialização virem para o interior do município, sendo que a maioria ficam no grande centro, como: Porto Alegre, Região Metropolitana, Caxias do Sul e Santa Maria. O encerramento do ciclo de palestras foi de debate na questão Segurança Pública e Entorpecentes, no qual foram apresentados às autoridades através de um levantamento fotográfico, os principais pontos de ocorrências de tráfico e de violência da cidade. O presidente da Comissão Organizadora, Honorival Saldanha da Silva, convidou após a apresentação das fotos, o presidente da ACAS/BM, Luis André Lemes, que comentou sobre a falta de efetivo no município. “O Estado fez concurso para 3mil novos policiais militares e a nossa cidade foi contemplada apenas com seis, sendo que muito mais que esse número foram para reserva este ano”, disse.
A Carta do 3º Forum Social Comunitário será redigida pela Comissão Organizadora e será entregue as autoridades municipais, estaduais e federais. “Queremos resultados louváveis para nossa cidade, e esse evento com certeza foi importante para agregar conhecimento e destacar soluções para os principais problemas da nossa São Gabriel”, disse Cleber Giovane Silveira.
O presidente da Comissão Organizadora, Honorival Saldanha da Silva, agradeceu os apoios recebidos como do Cenário de Notícias - Jornal Bom de Ler, Santa Casa de Caridade, Laboratório Ney Ramalho e Esquadrilhas Saldanha.
Postado por Cenário de Notícias às 08:32 Links para esta postagem
Reações:
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Cenário de Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário